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Ferramentas

Ferramenta aqui, ao contrário do que se poderia imaginar em princípio, não se refere ao lápis, caneta, pincel, ou qualquer outro instrumento utilizado para desenhar. Aqui, esse termo se refere a um recurso ou técnica ou conhecimento utilizado no processo e tem o objetivo de facilitar/ajudar na tarefa de desenhar. É a maneira como o artista resolve determinadas questões recorrentes em seu processo, e tem o intuito de agilizar e cortar caminho para chegar a um resultado.

Nem sempre todas as ferramentas são utilizadas em um desenho; o uso delas surge de acordo com a necessidade.

Escolhi cinco ferramentas que utilizo e considero indispensáveis para qualquer desenhista. Por que as escolhi? Porque sempre que desenho utilizo pelo menos uma delas.

6.1. Reserva de espaço - Silhueta

​Para começar a desenhar um objeto qualquer ou definir um “layout”, cujas formas finais ainda são desconhecidas, faça uma mancha gráfica para reservar o espaço necessário para ele, pois todo objeto ocupa lugar no espaço.

Você pode utilizar o lápis ou até mesmo fazer uma mancha com um dedo sujo de carvão, etc. Esse procedimento vai ajudar a estudar o “Layout”/composição/gestual/pose/”peso” dos objetos a serem desenhados observando as relações OBJETO->ESPAÇO, OBJETO->OUTROS OBJETOS, OBJETO->OBJETO e HIERARQUIA.

Em seguida prossiga com a construção detalhada dos objetos, definindo direção,

6.2. Três vistas - estudo

Nos “softwares” 3D de Computação gráfica, utiliza-se quatro vistas principais: Frontal, lateral, topo e perspectiva. As três primeiras são vistas chamadas “isométricas”; e são planas, e a quarta é a vista em perspectiva.

O uso dessas vistas possibilita ao artista conhecer os objetos da cena em que está trabalhando por todos os ângulos necessários para a compreensão de suas formas e detalhes. E esta ferramenta foi idealizada com base nesse princípio.

Funciona assim: Antes de começar a fazer um desenho ou uma cena, o artista deve fazer um estudo dos objetos que a compõe, desenhando-os em quantas vistas isométricas forem necessárias para que alcance seu entendimento em todas as formas e detalhes.

Portanto, serve para conhecer melhor um objeto, grupo de objetos ou uma cena, é possível estudar suas formas ao desenhar vistas “isométricas”, são vistas frontal, lateral e topo, que nos ajudam a compreender melhor.

6.3. Por partes - organiza

Para facilitar o trabalho, separe tudo por ordem de tamanho. Comece por desenhar objetos maiores e depois vá adicionando os menores. Assim você consegue focar na composição do conjunto. Essa regra vale para qualquer desenho: Desenho de pôses e pessoas, expressão corporal, paisagens, o “layout” de uma página, etc.

Tudo que você desenha tem uma ordem de construção. Separar cada objeto e trabalhar em um de cada vez facilita o entendimento do desenho, por mais complexo que ele venha a ser depois de finalizado. Até mesmo uma partícula de textura pode ser separada em um objeto.

Transforme uma visão/imagem/imaginação complexa em algo simples separando tudo em partes menores. Construir e arranjar objetos mais simples enquanto se planeja, estrutura, organiza, compara, posiciona, é muito mais fácil do que trabalhar com vários objetos complexos ao mesmo tempo.

Se você está se sentindo confuso ou não está compreendendo determinada estrutura ou objeto, separe em partes, começando pelo desenho de objetos mais simples e maiores indo para objetos menores mais complexos ou detalhados.

Agindo assim você consegue focar em uma coisa de cada vez e evita ficar estressado e desmotivado.

6.4. Hierarquia - fluxo

Hierarquia é uma classificação entre partes de um todo, onde uma parte controla ou tem poder sobre a outra numa ordem sucessiva, como ocorre nas famílias, por exemplo: Os pais, os filhos e os netos. Ocorre também nas forças armadas, corporações etc..

Isso ocorre também na ordem como os objetos são desenhados.

Vejamos um desenhista que precisa desenhar um corpo humano. O tronco comanda o braço, que comanda as mão, que comanda os dedos. O tronco que comanda o pescoço, que comanda a cabeça, que comanda os olhos, o nariz, as orelhas etc.

Então, além de separar os objetos por partes, é importante compreender a ordem de criação dos mesmos. Essa observação serve para ajudar na composição de poses nos desenhos de pessoas, animais, máquinas etc. Quando seguimos uma hierarquia fica mais fácil construir objetos mais complexos, poses, composições e cenas.

6.5. Raio X - revela

Saiba por onde todas as linhas passam, mesmo que não vá usar.

Fazer um "raio X" dos objetos ajuda a entendê-los e assim a, também, conhecer a composição de objetos mais complexos.

6.6. Linhas paralelas

Compreenda que todos os objetos têm três dimensões, assim sendo, você vai agrupar as linhas que seguem em cada uma das dimensões. As linhas paralelas nas dimensões poderão ser retas ou curvas. Usar esse recurso exige que você compreenda a perspectiva e saber que todo desenho está em perspectiva.