black blue and yellow textile

Ação

O uso de FERRAMENTAS para facilitar o trabalho é um recurso utilizado no PROCESSO e tem o objetivo de facilitar/ajudar na tarefa de desenhar, mas nem sempre todas elas são utilizadas em um desenho; o uso vai surgindo de acordo com a necessidade.

7.1 Roteiro

Antes de criar qualquer desenho, ilustração ou imagem de forma profissional e organizada, é muito importante ter clareza da ideia a ser comunicada.

Muitas vezes, inclusive, o trabalho a ser realizado vem de um cliente ou pessoa que já fornece a descrição do que vai ser criado.

Se já não existir uma ideia clara por escrito, para se trabalhar de maneira profissional, o ideal é fazer um roteiro do que se quer desenhar. Esta é uma boa maneira de manter o foco e saber o rumo desejado na execução da obra. Além do mais, todo trabalho realizado nasce de uma ideia na imaginação e é mais fácil descrever em texto antes de desenhar. Um bom exemplo disso são as HQs, que nascem primeiramente como roteiro, para, somente depois, ser desenhadas.

Por isso, é interessante desenvolver o hábito de retratar ideias escritas antes de transformá-las em imagens.

7.2 Fazendo perguntas

O uso da imaginação é o ponto chave do trabalho com desenho, pois o processo de cada desenhista é justamente a forma como ele transforma a visão que está em sua imaginação em uma imagem codificada no papel.

A sequência a seguir pode ser usada na criação de qualquer desenho.

Para isso, comece perguntando e respondendo a si mesmo, de acordo com o roteiro ou a ideia proposta, para formar a imagem em sua cabeça. Você pode anotar tudo para conseguir ter a maior clareza possível do que vai desenhar.

Exemplo:

Formato; Enquadramento; Plano.

Coleta de INFORMAÇÃO:

Antes de começar a desenhar você deve procurar responder TRÊS questões fundamentais:

1.O que vou desenhar (OBJETOS/COMPOSIÇÃO )?

2. Como será o FORMATO/RECORTE do desenho final? (UMA MÍDIA QUALQUER)

3. Onde está o OBSERVADOR?

Veja que as perguntas questionam as três coisas fundamentais: Objeto, Espaço e Observador.

Parecem óbvias, mas irão ajudar a ter objetividade na hora de começar os desenhos.

7.3 Criando respostas

Para construir um ESQUEMA, precisamos responder às três perguntas acima.

Neste momento é preciso fechar os olhos e fazer uso da imaginação. Esta é a parte mais importante na criação dos desenhos/cenas e deve ser praticada sempre. A criação consiste justamente em encontrar respostas claras para as perguntas propostas.

É aqui também, onde a maioria dos desenhistas param. Por que? Porque este é um momento que exige esforço criativo e a maioria das pessoas preferem fugir. Por esta razão, existem muitos desenhistas que preferem copiar os desenhos criados por outros artistas, justamente para não ter o trabalho de pensar e encontrar respostas.

Por isso, faça esse exercício e seja disciplinado, pois essa é a capacidade que diferencia os artistas.

Vamos às respostas.


Exemplo de respostas para as perguntas anteriores:

O que vou desenhar?

(OBJETOS/COMPOSIÇÃO)

Resposta: Um carro numa rua.

Como será o FORMATO/RECORTE do desenho final?

Resposta: Um quadro de HQ. Formato quadrado.

Onde está o OBSERVADOR?

Resposta: Em pé na calçada olhando para a rua e vendo um carro que vem de frente na sua direção.

De posse das respostas, vamos fazer o exercício de criação da cena.

7.4 Exercício
“Três Vistas”

Com as informações obtidas pelas respostas, podemos lançar mão do nosso aprendizado e utilizar a ferramenta “TRÊS VISTAS”. Esta ferramenta nos ajudará a fazer uma pré-visualização do conteúdo das respostas em forma de rascunho e, assim, saber fazer as ESCOLHAS adequadas para a construção da CENA.

“Reserva de espaço”

Em seguida, vamos utilizar a ferramenta “RESERVA DE ESPAÇO”, para configurar o “layout” ao definir a posição, tamanho e formato aproximado dos objetos que aparecerão na cena.

“Relações do objeto”

Após montar um rascunho da composição que satisfaz às perguntas, focamos nas “Relações do objeto”. Esse conhecimento foca em posicionar e rascunhar um objeto de cada vez. Agora já se começa a avaliar a estrutura da cena e dos objetos e já é possível ir entendendo como ficará o desenho final.

É nesse momento também que deve-se verificar as “TRÊS DISTÂNCIAS MAIS COMUNS”, o que possibilitará a definição da necessidade de uso de PONTO DE FUGA e LINHA DO HORIZONTE.

Após esta etapa, é só acrescentar os detalhes e fazer a limpeza dos traços e definir as escolhas finais.

7.5 Conclusão

O desenho permite ao homem transmitir ideias de diversas maneiras. De maneiras simples, complexa, subliminar, direta, indireta, eficiente, ineficiente etc.

Vamos adotar a palavra imagem como o produto final alcançado pelo desenhista ao fazer seus desenhos. E que, imagem é a mensagem codificada pelo desenhista para ser veiculada nos meios de comunicação.

São infinitas as possibilidades do uso do desenho na construção de mensagens através de imagens. Diz-se inclusive, que “Uma imagem vale mais do que mil palavras”. Isso é bem verdade.

Entretanto, nem todos têm a capacidade de construir boas imagens, o que pode levar a uma ineficiência na comunicação.

Os conceitos abordados neste livro visam corrigir ou pelo menos diminuir essa dificuldade na construção de imagens.

Se você chegou até aqui e não absorveu totalmente os conceitos abordados neste livro, eu o aconselho a voltar e revisar tudo, até que alcance o entendimento, pois tudo que foi ensinado é um alicerce forte onde qualquer desenhista deveria apoiar toda a prática e esforço que fará daqui em diante. São fundamentos indispensáveis para uso na jornada de qualquer artista que pretenda criar suas próprias imagens.